Saiba como escolher a gravata certa para cada ocasião

6 minutos para ler

Ainda que seja uma das peças mais tradicionais do guarda-roupa de um homem, a gravata é um item versátil em suas cores e modelos. Enquanto muitos conhecem ou usam regularmente a gravata tradicional, existem as sofisticadas gravatas borboletas, as elegantes ascot, entre outros tipos diversos.

Essa variedade de modelos faz com que nem sempre seja simples escolher a gravata correta para utilizar em um evento ou em um local específico. Para facilitar a vida de quem busca sempre estar bem vestido e quer ter certeza de que está usando a peça certa a todo o momento, listamos algumas dicas de grande ajuda no momento de escolher uma gravata. Confira a seguir:

No ambiente profissional

Gravatas no ambiente profissional

O uso de gravatas em locais de trabalho é grande. Bancários, advogados ou pessoas que trabalham no ramo administrativo estão acostumados a utilizar o acessório no dia a dia.

Quem usa uma gravata no trabalho precisa ficar atento para não cometer exageros ou errar nas cores. Pense, por exemplo, o quão estranho seria um executivo indo para uma reunião de negócios com uma gravata borboleta de seda, modelo muito comum quando se usa um smoking. Muito provavelmente ele chamaria bastante a atenção pelo visual excessivamente formal e até inadequado.

Isto pode ser algo que mancha a imagem do profissional. Por isso, nada de apostar em modelos fora da gravata tradicional. Ela é a melhor amiga do homem no escritório e oferece a elegância, a seriedade e o profissionalismo ideal para esse local.

As cores também não podem ser muito chamativas, sendo o correto escolher cores mais neutras ou escuras, como azul-marinho, o vermelho, o cinza, o roxo e o preto. Não se esqueça, porém, que a cor sempre deve combinar com seu costume e tom de pele, por isso, teste diferentes cores para encontrar aquela que será a melhor para você usar em seu ambiente de trabalho.

Festas ou eventos pouco formais

Como usar gravatas informais

Se você está indo a uma festa com amigos ou algum evento corporativo, como uma feira do seu setor ou uma série de palestras, não há nada de errado em apostar em gravatas um pouco menos sérias que aquelas usadas no escritório.

Nestas ocasiões, é possível utilizar gravatas de lã que oferecem um visual moderno e despojado ao homem, sem que ele perca sua elegância. Também é possível apostar em cores de tons vibrantes que não seriam usadas normalmente no ambiente profissional sem nenhum problema, como verde, dourado ou azul-claro.

Desse modo, essas ocasiões podem ser ideias para quem quer testar algumas gravatas diferentes e mais ousadas, inclusive gravatas borboletas pouco comuns. Basta apenas ficar sempre de olho nas combinações e montar um visual equilibrado.

Eventos de gala

Estilo black tie

Durante um evento de gala, o Black Tie é o traje obrigatório do homem. Neste momento não há muito que dizer: a gravata borboleta preta se faz necessária. Ela oferece o requinte ideal para essas ocasiões, algo que outros modelos de gravata não alcançam.

Em alguns casos, como formaturas e festas de debutantes, a gravata borboleta pode ser de outra cor, como vermelho, azul ou até mesmo branco, mas ela é sempre de seda. Geralmente, quando essa mudança de cor ocorre é para que a gravata combine com a cor do vestido da parceira do homem.

Há ainda quem costume usar gravatas pretas de cetim de modelo tradicional em eventos de gala. Não há nada de errado nisso, mas trata-se de algo relativamente ousado e poucos são os homens que se arriscam a investir em tal estilo. Por isso, caso não esteja muito seguro, aposte apenas na tradicional gravata borboleta.

Quando usar estampas

Como usar gravatas com estampa

As gravatas lisas estão longe de ser a maioria e atualmente os modelos estampados são cada vez mais comuns, como aqueles com listras ou em xadrez. Em geral, elas podem ser utilizadas em ambientes formais sem qualquer problema, desde que com estampas mais sérias e menores que criem um contraste elegante com a camisa.

No caso de estampas mais ousadas, como aquelas com desenhos na gravata, o ideal é utilizadas apenas em eventos semi-formais, como festas entre amigos.

Gravatas com estampa em poá, as famosas “bolinhas”, podem ser utilizadas tanto em ambientes formais, como nos semi-formais. Entretanto, lembre-se que elas devem ser bem pequenas e pouco chamativas, para não deixar o visual desalinhado e despojado demais.

Escolhendo o tecido

Tipos de tecido de gravata

Assim como seu modelo e cores, o tecido da gravata pode variar. As mais comuns são aquelas fabricadas em algodão e poliéster, que combinam muito bem com o ambiente de grandes escritórios ou em situações formais, como reuniões de trabalho.

Aquelas feitas de cetim e seda são muito bonitas, mas existem ocasiões mais adequadas para o seu uso. Elas oferecem ao homem um requinte a mais e justamente por isso são indicadas para ocasiões específicas, como eventos noturnos e casamentos.

Já citadas anteriormente, as gravatas de lã são consideradas uma das gravatas menos formais, mas não ficam relegadas apenas a festas. Elas também são uma ótima opção para looks de inverno, uma vez que são mais grossas e combinam perfeitamente com cardigãs e suéteres.

Fique de olho no tamanho

Quando for usar uma gravata, o homem deve ficar sempre atento ao tamanho deste acessório. A ponta de uma gravata tradicional deve sempre encostar-se ao início da fivela do cinto da calça.

Por isso, quando escolher uma gravata, verifique qual o seu comprimento e se no momento em que você der o nó, essa regra será seguida. Algumas gravatas são grandes em seu comprimento e podem necessitar de nós mais grossos. Então se você achar que um nó muito largo não combina com sua camisa ou terno, escolha uma gravata menor.

Vale ainda destacar que atualmente existem gravatas de largura menor que as tradicionais. São as gravatas slim, que no geral são bastante versáteis e podem ser utilizadas tanto no ambiente de trabalho, como em festas ou locais menos formais. Elas combinam com nós pequenos e são mais utilizadas por homens jovens, junto de ternos e camisas também de modelagem slim.

Posts relacionados

Deixe um comentário