Como usar um blazer masculino corretamente.

Blazer
6 minutos para ler

Como usar um blazer masculino corretamente.

O blazer masculino é um elemento que chama a atenção por combinar, como nenhum outro elemento do acessório masculino, elegância, requinte e liberdade em uma só peça.

Mesmo tratado como traje formal por alguns, um blazer pode combinar com um estilo menos sério e listrado. Se você é o tipo de homem que gosta muito dessa peça, mas tem medo de usá-la justamente porque ela se move entre o formal e o casual, não tenha medo. Preste atenção às seguintes dicas e descubra como usar uma jaqueta masculina a qualquer momento:

O que é um blazer?

Um erro comum é confundir o blazer com uma jaqueta. As duas peças, no entanto, são bastante diferentes, apesar de causar confusão entre as pessoas.

O paletó faz parte do traje e por isso deve ser usado sempre ao lado do colete e da calça social do mesmo conjunto. O blazer é uma peça separada de qualquer outra vestimenta e feito de um material diferente do que normalmente é feito em um casaco.

Justamente por isso, existem blazers fabricados com materiais mais grossos e forros reforçados, produzidos especialmente para uso em dias frios, enquanto há outros de materiais mais finos, como os de algodão e sem forro, específicos para uso em climas quentes.

Quando eu posso utilizar um blazer?

image 1
Como usar um blazer masculino corretamente. 3

Há uma grande variedade de ocasiões em que um blazer pode ser usado. Dependendo das regras de conduta no trabalho, o homem pode facilmente usar a vestimenta no seu dia-a-dia no escritório.

Nesses casos, o ideal é combinar o blazer com calça social neutra ou calça sarja para que uma certa formalidade seja mantida. Porém, vale ressaltar que em alguns ambientes de trabalho, o uso do blazer não é bem visto, principalmente em locais como escritórios de advocacia ou bancos. Nesses locais, o ideal é apostar sempre no traje indispensável.

O blazer também é uma opção para eventos semiformais ou informais, como um almoço de negócios ou uma festa com amigos. No primeiro caso, as combinações mais sérias da peça são as mais adequadas, enquanto no segundo tipo de evento o homem pode ousar um pouco mais na hora de vestir o blazer.

O que combina com blazer?

Como usar um blazer
Como usar um blazer masculino corretamente. 4

Como afirmado anteriormente, o blazer pode fazer combinações mais sérias ou simplificadas. Em locais mais formais, o ideal é apostar em um look mais sóbrio.

Por esse motivo, o blazer deve ser usado junto com uma camisa social e calça de alfaiataria em cores neutras, como branco, azul ou preto. Deve-se evitar blazers de cores muito marcantes na hora de montar um conjunto mais sério, como os de vermelho, roxo ou verde.

Para compor um look menos formal, o homem pode apostar no uso do blazer com uma camiseta preta estampada. Esse tipo de combinação oferece conforto e modernidade ao look, que é ao mesmo tempo muito elegante e ousado.

Uma combinação para a transição entre o formal e o informal é o uso de paletós e camisas polo. Isso ocorre porque o polo pode proporcionar aos homens roupas casuais sem sacrificar a elegância.

Portanto, para os homens que querem se destacar, buscar temperamento requintado sem perder o conforto, combinar uma camisa polo leve com um paletó neutro pode ser uma boa escolha. É o look perfeito para diferentes atividades diurnas.

Blazers diferentes padronização.

No mundo dos blazers, os modelos simples são os mais comuns. Eles podem ser aplicados em diferentes ocasiões e horários do dia. Por exemplo, a jaqueta preta é uma espécie de brincalhão de guarda-roupa que pode ser usada tanto formal quanto informalmente, de dia ou de noite.

Porém, quando se trata de blazers com outros padrões, por exemplo, listrado ou xadrez, a figura muda um pouco. Embora muito modernas, devem ser usadas com cautela, sempre com camisas lisas para que o look não sobrecarregue.

Calças usadas com um casaco com padrões diferentes também devem ser lisas, podendo-se até usar jeans escuros, que costumam ficar muito bem com blazers diferentes.

Gravata um acessório do blazer.

Vários acessórios podem ser adicionados à jaqueta para completar o look. Por exemplo, uma gravata vai muito bem com esse elemento, mas justamente porque a jaqueta tem um visual mais cool, não é obrigatória. Além disso, o ideal é optar por gravatas de lã menos formais e com leveza.

Os lenços também podem ser usados com uma jaqueta. Mesmo com a camisa sem gravata, o lenço proporciona sofisticação e deixa o visual moderno, atraente e muito elegante, sendo uma ótima opção para homens que não têm medo de ousar e querem se apresentar de uma forma muito elegante.

Vamos falar sobre os sapatos que combinam com os blazers.

Os blazers podem ser combinados com uma grande variedade de sapatos. Ao usar a vestimenta ao lado da calça social, deve-se sempre usar um sapato social, mas em outras ocasiões, é possível ser mais ousado.

Quem usa a peça com jeans, por exemplo, pode usar tênis em cores neutras e modelagem leve. Não use calçado de caminhada, pois extravagante demais com o blazer, mas aposte sem medo em tênis com poucos detalhes.

As botas também são uma ótima opção para quem usa blazer, principalmente quando combinadas com calças de sarja. Esse é um ótimo look para dias de inverno que deixa os homens elegantes e bem preparados para enfrentar o frio.

Dicas de como utilizar os blazers com calças jeans:

  • A calça jeans é o que dará um toque mais casual ao seu look, então caso o seu evento exija um toque mais formal, não aposte neste look;
  • Mais as calças jeans podem ser utilizados em diversos eventos, tais como trabalho, casamento, festa, pois dar uma pegada mais casual;
  • Esporte fino também é muito bonito e indicado, pode ser um look bem alinhado;
  • Utilize blazer com calças jeans com bota ou até mesmo tênis, fica legal em situações mais despojadas, então se você quer apostar em um look mais social, a calça jeans não pode está dentro desses parâmetros.

Mais é importante ter um blazer sempre nas suas peças do guarda roupa, nunca se sabe quando vai precisar.

Aprenda a vender online

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: