Definir cor da gravata Definir cor da gravata

Como Acertar na Hora de Escolher a Cor da Gravata

3 minutos para ler

Hoje em dia temos diferentes tipos de gravatas para escolher e com isso, uma grande variedade de cores. Isso significa que podemos ousar e misturar tons e colorações, mas isso deve ser feito seguindo determinados princípios. Afinal, ninguém quer ficar parecendo desleixado no momento de usar uma gravata.

Para não errar, a seguir você vai conferir algumas dicas que vão te ajudar a escolher a cor certa para a sua gravata:

Combine com a cor da camisa

Combinar gravata com a cor da camisa

As gravatas devem conceber um bom contraste à da camisa social ou complementar o restante da sua vestimenta. Uma camisa branca, por exemplo, é neutra e combina com qualquer cor de gravata, então é uma boa opção para você ousar e escolher cores pouco usuais sem deixar de ser elegante.

No caso de camisas de cores escuras o ideal é optar por cores mais claras, pois uma coloração tão escura quanto a cor da camisa lhe deixará com um aspecto muito pesado e pode prejudicar a imagem que você quer passar.

Um jeito de não errar é buscar usar cores complementares na hora de selecionar a gravata que vai combinar com a sua camisa. Por exemplo: o azul é complementar ao amarelo, por isso uma gravata amarela combina muito bem com uma camisa azul.

Use uma gravata da mesma cor de seu terno

Combinar gravata com cor do terno

Outra forma de não errar é escolher uma gravata no mesmo tom e cor que o seu terno. Em geral, essa combinação funciona melhor com gravatas lisas, porém, também é possível optar pelas com listras ou pequenas estampas sem perder o estilo.

Leve em consideração o evento

Você vai usar a gravata em uma festa ou em uma reunião no escritório? Pode não parecer, mas o ambiente em que você vai usá-la é muito importante na hora de escolher a cor e até mesmo o tipo de gravata.

Cores mais escuras, como vinho ou azul-marinho, passam um ar de maior seriedade e são uma ótima opção para o ambiente de trabalho tradicional. Em festas ao dia, é possível ousar mais e selecionar cores mais claras e até mesmo menos comuns como rosa, verde ou dourado. Estampas também estão liberadas nessas ocasiões e podem lhe oferecer um ar despojado quando necessário.

Cuidado com o preto

Gravata Preta

Embora alguns considerem o preto uma cor “coringa” quando o assunto é vestimenta, o mesmo pode não acontecer no caso das gravatas.

Uma gravata preta, além de dar um tom sério demais, pode destoar do visual e ambiente em que você se encontra, principalmente se estiver usando uma camisa colorida ou um terno mais claro.

O ideal é usar gravatas pretas apenas em ambientes muito formais, com terno tipo smoking e camisa branca. Nesses ambientes, elas oferecem elegância e são uma opção sempre acertada, tanto as gravatas comuns, quanto as opções de gravatas borboletas.

Seguindo essas pequenas dicas, é possível selecionar a gravata ideal para cada evento e local sem perder o estilo. O resultado final é sempre um visual sofisticado e de destaque.

Também, tão importante quanto o como você se veste é como você se comporta.

Posts relacionados

Deixe um comentário