tipos de gravatas tipos de gravatas

8 tipos de gravatas: saiba quando usar

8 minutos para ler

Ao longo dos anos, as gravatas sofreram algumas alterações em relação aos modelos, largura e até cores mais recomendadas ou utilizadas.

Por isso, você precisa conhecer cada um dos tipos de gravatas e quando usar cada um desses laços.

Além de facilitar a sua escolha, isso permite que você siga o dress code da vez, seja mais formal, informal ou mesmo para manter o seu próprio estilo.

Vamos lá?

Conheça os tipos de gravatas e como usa-las

As mudanças dos últimos anos fizeram com que as gravatas, de forma geral, tenham em torno de 5 a 10cm, além de alguns modelos clássicos que você vai conhecer a seguir.

Gravata Slim

Gravata Slim

Um dos tipos de gravatas mais modernos são as chamadas de slim, que possuem em torno de 5 a 6,5cm.

Como resultado, essa é uma das gravatas mais utilizadas em festas ou comemorações corriqueiras, consideradas pouco apropriadas para eventos mais formais.

Do mesmo modo, as gravatas slim deixam o visual ou a vestimenta mais jovial e informal, sendo bastante comum para empreendedores e trabalhos em centros empresariais no dia-a-dia.

Com uma pegada mais fashion que outros tipos de gravatas, praticamente qualquer pessoa pode utilizar as slim, já que elas se adaptam facilmente a qualquer tipo físico.

Em algumas lojas ou ateliês, esse tipo de gravata também é chamado de skinny e, frequentemente, são recomendadas para aqueles que não estão preocupados em chamar a atenção.

Além das cores mais comuns, como preto, cinza e marinho, essas gravatas também combinam com as versões mais coloridas, como tons pastéis, rosas e verdes.

Entretanto, isso varia de acordo com o estilo da pessoa que vai utiliza-la bem como o gosto pessoal de cada um.

Esse modelo de gravata ficou muito conhecido entre os anos 50 e 60, mas provam que alguns estilos nunca saem de moda.

Para um visual mais despojado, como para ir ao centro da cidade a noite, você pode optar por uma gravata slim com nó fino e utiliza-la com calças jeans.

Gravata borboleta

Considerada como um verdadeiro patrão de elegância, definitivamente as gravatas borboletas não são para qualquer um ou mesmo para qualquer ambiente.

Além de serem lindas, esses tipos de gravatas são menos chamativos e, geralmente, deixam que os olhares sejam direcionados para o look que as acompanha.

Gravata Borboleta

Atualmente, as gravatas borboletas também são uma alternativa eficaz para aqueles que buscam um visual mais retro e divertido.

Vale ressaltar que esse é um dos tipos de gravatas mais populares na região sul de diversos países Europeus.

Ao contrário do que você pode imaginar, esse tipo de gravata possui a facilidade de ser facilmente adaptado a dois extemos: seja no dia-a-dia e em eventos bastante formais.

Essas gravatas podem ser encontradas prontas ou não, ou seja, você pode escolher entre aquelas que já vem com o laço feito ou treinar o seu próprio laço.

Ao mesmo tempo, existem diferentes tipos de cores e laços, que podem ser adaptados de acordo com o seu estilo pessoal ou local no qual vai.

Gravatas borboletas podem ser utilizadas em coquetéis formais, com looks completos, ou em reuniões, com calças jeans e blazers.

Gravata laço de sete dobras

Pouco conhecido pelo nome por alguns, mas visivelmente formal, esse é um daqueles tipos de gravatas que você já deve ter visto em algum lugar.

O nome é resultado do processo de costura ou fabricação, que consiste em um tecido quadrado que é sobrado sete vezes.

Justamente por isso, essa gravata não possui forro e o nó é facilmente feito, sendo uma recomendação para quem ainda tem alguma dificuldade na hora de finalizar o item.

A gravata laço de sete dobras é mais direcionada para situações ou encontros mais formais, como eventos ou uso diário em escritórios.

Frequentemente, o material utilizado para esse tipo de gravata é a seda, o que dá uma aparência única para a peça, mas que também a torna um pouco mais cara que as demais opções dessa lista.

Bowtie Ocidental

Também chamada de laço de proa ocidental esse é um dos tipos de gravadas originários a partir da modelo borboleta, mas considerados mais despojados.

Nesse caso, os laços são mais leves e comuns, como aqueles utilizados em roupas e até no tênis.

Por serem mais uma questão de estilo pessoal, dificilmente você verá esse tipo de gravata em reuniões formais ou eventos, mas são comuns para se usar no dia-a-dia ou em um encontro mais informal à noite.

Existem diversos tipos de laços diferentes para os tipos de gravatas bowtie, que vão desde os mais modelos mais curtos ou compridos, até aqueles com mais de um laço.

O modelo é considerado casual, e ideal para se utilizar apenas com uma camisa lisa, ou mesmo contrastando cores, com calças jeans ou com blazers para dias mais frios.

Gravata laço de Ascot

A gravata Ascot, ou laço de Ascot, é um daqueles tipo de gravatas que você provavelmente já viu em alguns filmes ou séries americanas.

Diferentemente de outros modelos, a gravata de Ascot consiste em uma faixa mais estreita que sai do pescoço, onde está enrolada, e pode ser vista até o segundo botão da camisa.

Considerado como um dos modelos bastante tradicionais, a gravata laço de Ascot é facilmente vista em casamentos escoceses e britânicos.

Sendo assim, dificilmente você verá esse modelo de gravata em escritórios e outros eventos informais.

Vale a pena guardar a gravata para eventos especiais.

Observação: esse modelo também pode ser observado em alguns eventos ou uniformes militares e o nome é resultante dos eventos que ocorriam no Hipódromo de Ascot, Inglaterra, onde o modelo era bastante comum.

Gravatas de laço de bolo

Gravata laço de bolo

Visto como um dos tipos de gravatas menos comuns, em comparação com a gravata tradicional, a laços de bolo se tornaram comuns nos anos 70.

Além disso, se tornou uma das gravatas mais utilizadas na região do Texas e Novo México, se tornando a gravata oficial no Arizona nessa mesma década.

O modelo consiste em um laço de corda ou acorde, que pode ser feito com diversos tipos de materiais, preso a uma peça de metal ou joia.

Observação: esse é um modelo comum utilizado por cowboys.

Por ser um dos tipos de gravatas menos comuns, dificilmente você verá alguém em um escritório ou evento mais formal.

Entretanto, é possível sim utilizar a gravata laços de bolo em escritórios, eventos ou mesmo de forma mais casual durante o dia ou noite.

Gravatas tradicionais

As gravatas tradicionais, semelhantes a gravata slim citada acima, podem ter laços mais finos ou grossos do mesmo modo que podem ser monocromáticas ou não.

Em resumo, você pode escolher pelas versões mais largas, sejam elas de uma única cor, como pretas, listradas, com bolinhas ou coloridas.

De maneira geral, as gravatas tradicionais são utilizadas em todos os tipos de situações: encontros mais casuais, eventos formais ou mesmo para o trabalho diário em escritórios e financeiros.

Seguindo o padrão, essas gravatas podem ter de 6,5 até 9 cm, sendo que as medidas variam de acordo com o look que vai compor a peça.

Por exemplo, peças de até 8 cm tem um aspecto mais jovem e até arriscado, muito utilizada em festas ou no trabalho.

Gravatas tradicionais

Já os modelos que tem até 9,5 cm costumam ser utilizadas por pessoas que já tenham uma carreira mais avançada ou sejam mais velhas.

Entenda pessoas mais velhas como adultos com mais de 40 ou 50 anos, por exemplo.

Frequentemente, esse é um dos tipos de gravatas mais utilizados por sócios em escritórios ou pessoas que já não sejam apenas funcionários.

Lenços de pescoço

Os lenços de pescoço são muito pouco utilizados, geralmente sendo associados a escoteiros. O que é um grande erro.

Afinal, os lenços também são um dos tipos de gravatas que podem garantir um visual mais despojado e ideal para o dia-a-dia ou para encontros mais casuais.

É por isso que esse tipo de gravata não deve ser utilizado em ambientes mais formais, como comemorações e eventos.

Você pode optar por laços a frente do pescoço ou mais laterais, mais frouxos ou mesmo mais firmes. Tudo depende do seu estilo.

Além do mais, os lenços são uma forma de abusar da criatividade na hora de se vestir, seja com blazers de tecido ou mesmo com camisas jeans.

Você também pode optar por cores mais discretas ou lisas, como marrom e azul, ou mesmo com estampas, como listras e bolinhas.

Conclusão

Em conclusão, existem tipos de gravatas que permitem que você utiliza a peça em praticamente qualquer lugar, optando por aquela que combina mais com você e com cada situação.

Assim, você pode ir até uma loja e realmente entender do assunto, ao invés de seguir apenas a recomendação do vendedor ou de um amigo.

Então, escolha agora a peça que se encaixa no seu estilo e comece a utiliza a gravata correta no trabalho, naquele encontro ou mesmo em um evento que está para acontecer.

Posts relacionados

Deixe um comentário