Aprenda a usar terno com camisa preta

6 minutos para ler

Quando falamos de moda masculina, a camisa preta se coloca como um dos itens mais singulares de um guarda-roupa, mas ao mesmo tempo, um dos mais sofisticados e modernos.

Entretanto, é justamente isso que faz com que muitas pessoas não tenham coragem de utilizar uma camisa com tal cor para ir ao trabalho ou em seu dia, mesmo ela sendo um dos itens mais versáteis que um homem pode vestir, pois temem ficarem desequilibradas com a ocasião.

Outro motivo que leva homens a evitarem tal modelo de camisa são suas possíveis combinações com ternos.

De fato, não é qualquer terno ou costume que fica bem com a camisa preta, mas seguindo as dicas a seguir, é fácil acertar na hora de inseri-la em um look. Confira:

O look “total black”

O look "total black"

A primeira combinação que vem à cabeça quando o tema da camisa preta entra em voga é a com o terno preto. Ela está mais que correta, pois o terno preto combinado com a camisa preta passa uma imagem altamente luxuosa do homem para os demais.

Para completar, pode-se utilizar uma gravata lisa preta e assim concluir um look “total black” de alto estilo.

Claro, colocar um pouco mais de cor não faz mal: é possível apostar em gravatas de cores vermelhas, azuis, verdes e douradas no visual com camisa preta. Entretanto, os tons mais claros dessas cores não são recomendados, pois costumam não funcionar em um look desse estilo.

Fugindo do terno preto

Embora o terno preto seja a principal escolha, ele não é a única para quem busca usar terno com camisa preta. Uma alternativa válida é apostar em um terno ou costume de cor cinza.

Nesse caso, tanto os tons mais escuros, quanto os mais claros, combinam com a camisa preta. Entretanto, para cada caso a cor de gravata pode mudar. Quando se usa terno cinza claro com camisa preta, se pode ousar e apostar nas gravatas mais claras, enquanto que os tons escuros combinam com gravatas escuras, de forma similar ao que acontece com o terno preto.

Gravatas listradas ou com estampas não são recomendadas nesse caso.

Ternos roxos também são uma boa opção, ainda mais quando complementados com uma gravata roxa. O visual fica extremamente sofisticado e dá um ar de imponência ao homem que outras combinações não possuem.

Buscando contraste

Quer um visual ainda mais ousado e ainda assim continuar elegante com sua camisa preta? Então é possível apostar no contraste com um terno que é o total oposto da cor da camisa: o terno branco.

Um paletó branco combina muito bem com esse modelo de camisa e deixa o visual elegante e descolado. Isso o torna ideal para ser usado em festas ou em alguns eventos formais. É possível investir em uma gravata branca para completar o look contrastante.

Aposte em acessórios

Não deixe de apostar em acessórios para completar seu look de camisa preta com terno, como prendedores de gravata ou abotoaduras. O visual sempre fica mais refinado com essas peças e você consegue chamar ainda mais a atenção.

Entretanto, é preciso ficar de olho nos modelos dos acessórios. Quem aposta no look “total black” pode inserir mais cor no visual com acessórios dourados. Se você usa uma gravata colorida com o look, ainda é possível utilizar pequenos itens no mesmo tom da gravata. Por exemplo: usar abotoaduras com pedra vermelha em um look composto por terno preto, gravata vermelha e camisa preta (lembrando que as abotoaduras e a gravata não devem ser da mesma textura/tecido).

No caso de um visual com outras cores de terno, o ideal é tentar ser mais discreto. Camisa preta com ternos cinza ou brancos exigem acessórios menos chamativos, como aqueles em cor prata.

Não se esqueça de combinar o resto do look com o cinto. Se for usar prendedor e abotoaduras prateadas, procure cintos de fivela prata. O mesmo vale para os acessórios de cor dourada. Essas dicas deixam o visual mais harmonioso e evita exageros.

Os modelos do terno

É muito comum combinar camisas pretas com ternos lisos, mas também é possível apostar em ternos de outro modelo. O principal e mais sofisticado é o terno risca de giz.

Por oferecer seriedade ao look, os ternos risca de giz pretos ou cinzas combinam muito bem com essa cor de camisa. Entretanto, nesse momento não se pode utilizar uma peça com listras muito grossas, devendo-se apostar naqueles com linhas mais finas e delicadas, para que o visual final nunca fique supérfluo.

Cuidado com as cores

No geral, o ideal é tomar cuidado com as cores com as quais se combinam a camisa preta. Nunca se deve ultrapassar o uso de três cores em apenas um look, pois isso o deixa exagerado e confuso.

Por isso, escolha com cuidado as cores que pretende inserir no seu look e garanta que peças coloridas estejam sempre no mesmo tom. Afinal, você não vai querer parecer relaxado quando está usando uma peça tão refinada quanto a camiseta preta.

Onde usar essa combinação

De modo similar ao terno com camisa branca, a combinação de terno e camisa preta também pode ser um Coringa de uso diário para o homem.

Os looks com camisa preta podem ser facilmente utilizados em escritórios ou reunião de trabalho quando não são muito chamativos, pois o homem consegue manter a elegância e o profissionalismo sem problemas.

As combinações com mais cor e mais acessórios podem ser utilizadas em eventos de gala ou festas no geral. O ideal é sempre seguir as dicas de como criar um bom contraste e harmonizar o look para que se acertar sempre.

Tire a gravata

Que tal apostar no look de camisa preta e costuma sem gravata? Essa combinação deixa o homem com um ar mais descolado. Trata-se de um look ótimo para jantares, encontros de negócios, eventos e casamentos no período noturno.

Por isso, não tenha medo de tirar a gravata caso sinta-se à vontade. Você continuará elegante e bem-vestido mesmo sem o acessório tão clássico e formal do guarda-roupa masculino.

Com essas dicas, fica fácil combinar terno e camisa preta sem problemas.

Posts relacionados

Deixe um comentário