Saiba a cor de terno correta para cada ocasião

6 minutos para ler

O terno é sinônimo de elegância para o homem em qualquer ocasião. Entretanto, quem não sabe escolher com cuidado a cor do terno que utiliza em um local ou evento pode acabar cometendo erros graves e comprometer todo o visual.

Para cada situação ou momento do dia há uma cor específica, uma tonalidade que combina com aquele período e confere sofisticação ao homem, sem que ele pareça exagerado em seu visual. A seguir, você vai conferir algumas dicas na hora de escolher a cor do terno para eventos e locais, e compreender porque nem sempre o terno preto é a melhor opção a todo o momento.

Ternos para o dia

Cor de terno para usar de dia

As cores que você pode usar durante o dia variam com as cores que se pode usar à noite. Durante o período diurno, pode-se apostar em cores mais claras, pois elas funcionam muito bem nos ambientes mais iluminados e dão aquele toque de elegância que todo homem procura. Entre as cores principais de terno ou costume para se usar durante o dia estão: bege, marrom (mesmo em tons escuros) ou creme; azul ou azul royal; verde claro; cinza claro ou cinza médio.

Vale ressaltar que cores escuras também podem ser utilizadas durante o dia, mas um terno de cor clara é um diferencial que chama a atenção. Além disso, outra opção para a cor do terno é o branco, porém, ele deve ser utilizado com cuidado, pois funciona melhor em eventos ao ar livre e casamentos diurnos.

Ternos para a noite

Terno adequado para a noite

Durante o período noturno não tem jeito: o ideal é apostar nas cores e tons mais sombrios, pois eventos noturnos costumam ser mais formais e sofisticados. Oferecendo um nível de elegância incomparável, os ternos escuros são perfeitos para esses eventos.

As principais cores escuras para se usar durante a noite são: azul-marinho ou azul petróleo; chumbo e grafite; marrom escuro; verde musgo ou verde oliva; violeta ou vinho.

O preto é considerado um coringa para o dia e para a noite, mas a dica é apostar em outras cores. Isso porque o terno dessa cor oferece ao homem um ar de muita seriedade, de modo que ele deve ser guardado para ocasiões muito formais, como casamentos e enterros.

Cores para utilizar durante o trabalho

Cor de terno para o trabalho

Quem trabalha em escritórios deve estar acostumado a utilizar ternos, principalmente os de tom escuro e isso está mais do que certo. Como já dito anteriormente, esses ternos conferem maior seriedade ao homem e isto é algo que o profissional deve buscar incorporar no seu dia a dia de trabalho.

O terno cinza, tanto em sua variação mais clara, como em um tom mais escuro, tem sido utilizado por jovens empresários e executivos de alto escalão. Por isso, ele combina com qualquer ambiente de trabalho. Entretanto, é uma tonalidade que chama bastante a atenção. Desse modo, é imprescindível que o terno seja bem cortado e ajustado ao corpo do homem, para realçar o tom de formalidade que ele oferece.

Powered by Rock Convert

Outra opção é o terno azul-marinho, considerado menos sério que o terno cinza, mas tão elegante quanto. Ele pode ser utilizado tanto durante o dia, quanto à noite, pode ser combinado com sapatos marrons ou pretos, e ser vestido com ou sem gravata. Além disso, ele também é uma ótima opção para um jantar formal, uma reunião de negócios ou durante um evento corporativo.

Eventos sociais

Há diversos eventos formais que exigem o uso do terno ou costume, mas na hora de escolher a cor, o ideal é nunca ousar demais. Opte pelos já citados ternos azul-marinho, chumbo ou marrom escuro. Caso o evento seja durante o dia, o azul-claro é uma boa opção por oferecer mais jovialidade ao visual e deixa-lo mais leve.

Eventos altamente formais podem exigir o uso do terno preto. Nesse caso, o ideal é apostar na combinação do paletó preto, camisa branca e gravata preta para alcançar a máxima sofisticação.

Black Tie

Quando você for convidado para um evento e no convite estiver escrito que ele exige que os homens vistam Black Tie, não tem jeito: aqui você deverá usar o famoso terno preto e gravata borboleta preta.

Entretanto, um terno de Black Tie ou smoking não é igual a qualquer outro terno preto: ele tem modelo e corte único, de modo que realça ainda mais a silhueta do homem. Por isso, nada se usar qualquer paletó escuro durante um evento de traje Black Tie. Uma dica: use abotoaduras e lenço branco quando usar esse tipo de terno para atingir total sofisticação.

Vale ressaltar um detalhe: o Black Tie não é o mesmo que o White Tie. Esse último tipo de vestimenta é a de mais alta classe e elegância no universo da moda masculina, consistindo em casaca preta, calça preta e colete branco. Ela é utilizada em eventos altamente sofisticados, algo muito raro no Brasil e em diversas outras partes do mundo.

Terno xadrez e risca de giz

como usar terno xadrez

O terno não precisa ser totalmente liso. Por isso, é comum se combinar cores e tons diversos com detalhes em xadrez e risca de giz. Quando bem alinhados, ternos com essas padrões oferecem ainda mais classe ao visual.

O ideal é apostar em linhas discretas em ambos os casos. Os ternos xadrez podem ser azuis, marrons ou até mesmo cinza claro. Os risca de giz, por sua vez, combinam melhor com tons escuros como azul-marinho e o chumbo.

Um detalhe importante na hora de usar esses ternos é a gravata: enquanto o risca de giz combina com diversos tipos de gravata e com diversos padrões, o mesmo não ocorre com os ternos xadrez. O ideal é apostar em gravatas lisas ou com linhas mais grossas que a do terno para criar contraste.

Também deve-se tomar cuidado com camisas listradas e quadriculadas quando se optar por esse tipo de peça. Novamente, a regra do contraste se faz válida: se for vestir uma camisa xadrez ou listrada com ternos desse modelo, opte por linhas mais grossas que as do seu terno para contrastar e continuar elegante. Desse modo, além de ter um visual sofisticado, ainda é possível fugir um pouco dos padrões comuns de cores e modelos.

Posts relacionados

Deixe um comentário