Como usar cintos masculinos Como usar cintos masculinos

Como usar cinto masculino

6 minutos para ler

A principal funcionalidade dos cintos masculinos é ajustar a calça ao corpo, impedindo que ela caia e o homem fique com um visual desleixado. Entretanto, qualquer homem de estilo sabe que o cinto é muito mais do que apenas um acessório para suas calças.

Um cinto, quando bem vestido, pode fazer toda a diferença em um look e deixar o homem com um visual ainda mais elegante. Entretanto, quando usado da forma incorreta, toda a combinação do homem pode ficar desalinhada.

Aprender a usar cintos masculinos é saber trabalhar com pequenos detalhes e entender que até mesmo um acessório aparentemente tão simples pode afetar a imagem do homem moderno. A seguir, você vai conferir algumas dicas para aprender a vestir bem o seu cinto:

De olho no tamanho

De olho no tamanho do cinto

A principal dúvida que um homem tem na hora de escolher um cinto masculino para usar é em relação ao seu tamanho. Cintos podem ser encontrados com os mais diversos comprimentos e podem ser ajustados facilmente aos diferentes tamanhos de cintura. Entretanto, nem todo cinto pode ser o ideal para você.

Na hora de escolher o cinto, o homem deve ficar atento para não comprar um produto muito pequeno. O item deve ter um comprimento de no mínimo mais ou menos uma palma depois de uma volta completa na cintura. Evite também comprar cintos longos demais, que ficam muito soltos na cintura mesmo quando afivelados.

Combinando com o resto da roupa

Em geral, quando falamos de combinar um cinto com o restante de um look, pensamos primeiramente nos sapatos. Combinar os cintos masculinos com os sapatos é a forma mais fácil e simples de acertar na hora de usar o acessório e mantê-lo equilibrado com o restante do look. Desse modo, quando se usar um sapato preto, o ideal é vestir um cinto preto. Quando forem sapatos marrons, o cinto também é marrom.

Como combinar cinto com a roupa

A regra, porém, é mais específica para cintos sociais. Os modelos mais informais permitem maior diversidade de combinações. Um cinto colorido pode ser usado com tênis branco ou mocassim de cor clara, basta apenas verificar se a cor do acessório combina com o restante do look. Nesse momento, o ideal é escolher um cinto cuja cor não crie um grande contraste com a calça ou o shorts usado. Por exemplo: um shorts bege combina bem com um cinto azul claro, mas o visual pode ficar desalinhado com um cinto preto.

Para deixar a combinação ainda mais arrojada, vale também harmonizar o cinto com outras peças do look. Tente usar um relógio de couro marrom junto de um cinto marrom, ou anéis de prata quando montar um visual com um cinto de fivela prateada. Pulseiras e chapéus são alguns dos outros acessórios masculinos que podem ser combinados com cintos diversos.

O cinto formal

O cinto formal

Quando falamos em cintos masculinos, o primeiro que vem a mente é o modelo de couro preto social. Ele é a principal escolha quando tentamos montar um look formal para o trabalho ou para algum evento sofisticado, uma vez que combina com a maioria dos ternos, sejam eles peças de cor clara ou de cor escura e pode ser usado tanto de dia, quanto de noite.

O acessório é bem neutro, pois o ideal é que ele não chame muito a atenção quando usado. Ele é mais fino e estreito que outros modelos, mas ainda assim bastante charmoso e elegante. Qualquer homem com um visual bem alinhado ficará bem usando um cinto social preto, mas há outra opção um pouco mais ousada para looks formais.

Trata-se do cinto de couro marrom escuro. Ele não combina com todos os modelos de terno e geralmente deve ser usado com calças sociais mais claras, além de serem itens para se usar durante o dia. Ainda assim, o homem que souber montar um look com um belo cinto marrom com certeza deixará seu visual com um charme a mais.

Cintos masculinos casuais

Os cintos casuais são bem mais variados e podem ser encontrados nas mais diversas cores e em diferentes materiais. Há cintos casuais de couro, cintos trançados e até mesmo os fabricados com tecido ou lona, que são os mais informais entre todos os modelos masculinos.

Com tantas opções, pode ser fácil errar na hora usar um cinto. Por isso, aqui vão algumas dicas: use os cintos de couro com calça jeans e tênis ou sapatos casuais, pois eles são mais arrojados e um pouco mais formais. Os cintos de tecido, por outro lado, podem ser usados com shorts, uma vez que deixam o look mais jovial, mas sempre sofisticado.

Erros na hora de usar o acessório

Muitos homens comentem diversos erros na hora de usar um cinto e isso obviamente quebra totalmente o visual elegante tantas vezes desejado, ainda que todas as outras peças estejam muito bem combinadas.

Um dos principais erros é na hora de escolher a fivela do cinto. Alguns homens buscam chamar a atenção com cintos de fivelas largas, com brasões e desenho, que deixam o look bastante exagerado. Lembre-se: o cinto deve ser discreto, por isso, nunca se vista com modelos de fivela muito grandes.

Outro detalhe que também pode comprometer o visual é usar cintos com o couro descascando ou aqueles com tecido sujo ou manchado. Por isso, fique sempre atento ao estado do seu cinto e o guarde com cuidado no guarda-roupa para que ele dure por muito tempo.

Usando calças sem cinto

Uma tendência atual tem sido apostar no visual “sem cinto”, com homens vestindo calças sociais ou casuais sem o famoso acessório. Em geral, o look fica bem moderno e estiloso, mas o homem que opta por não usar o cinto deve tomar cuidado e sempre vestir calças bem alinhadas à sua cintura.

Uma das vantagens de apostar nessa tendência são as possibilidades de combinação. Sem o cinto, é possível usar um calçado que não usaríamos frequentemente em um determinado look por não possuirmos um cinto que combine com ele. Desse modo, o homem pode montar combinações mais criativas e diversas, mas sempre sem deixar de lado as regras para que o visual fique sempre bem alinhado.

Posts relacionados

Deixe um comentário