Como usar camisa social

6 minutos para ler

Parte fundamental do guarda-roupa de qualquer homem, a camisa social é praticamente um ícone da moda e da elegância. A peça pode ser utilizada nas mais diversas ocasiões: ela fica bem em uma reunião formal no trabalho, uma festa elegante ou até mesmo durante um encontro com os amigos.

Disponível em diversas cores e modelos, uma camisa social bem cortada é símbolo de sofisticação absoluta, mas para isso, é preciso saber vesti-la da forma correta. Quando mal usada, a camisa perde todo seu estilo e deixa o homem com um aspecto desleixado pouco atraente. Por isso, se você não quer errar na hora de usar sua camisa social, precisa seguir as dicas a seguir:

De olho nas medidas

As medidas da camisa são importantes

O primeiro aspecto a se considerar na hora de usar uma camisa social é verificar suas medidas. É necessário ter certeza de que a peça ficará perfeitamente encaixada em seu corpo e por isso, analisar com cuidado o tamanho diversos elementos da roupa é essencial.

Quando for escolher uma camisa, verifique inicialmente o seu punho. O pano do punho não pode ultrapassar o limiar entre o antebraço e a mão, mas também não pode ficar muito curto, pois isso pode diminuir a movimentação do homem. Acertando o punho, fica mais fácil verificar se o caimento da camisa nos braços está de acordo e ela não fica excessiva ou curta demais.

Outro detalhe a se notar é o colarinho. Ele não pode ficar muito apertado, nem muito largo, pois isso deixa o homem com um aspecto de muito relaxado. Para medir o colarinho, o ideal é fechar a camisa e verificar se dois dedos da mão entram pelo colarinho. Caso isso aconteça, o colarinho está com a medida correta, mas se os dedos ficarem presos ou sobrar muito espaço, a camisa pode estar muito justa ou muito larga para o corpo do homem.

Vale ainda verificar como a camisa fica quando se fecha todos os botões e se coloca a calça. Ela não pode ficar muito apertada ao corpo e nem caindo de forma desajeitada. Uma camisa que se encaixa perfeitamente no corpo e na cintura do homem é o ideal.

Por fim, o comprimento da camisa também é muito importante, sendo que ela deve ter tamanho o suficiente para cobrir o cinto da calça. Obviamente, ficar de olho em tantos detalhes é algo complicado e justamente por isso encontrar uma camisa que tenha todas as medidas exatas para o corpo do homem não é simples. Devido a isso, cada vez mais homens buscam comprar camisas feitas sob medida ou entram em contato com costureiras para arrumar pequenos detalhes da roupa quando compram uma dessas peças.

Combinando com o look

Sabemos que há uma grande variedade de looks nos quais se pode usar uma camisa, mas todos devem seguir algumas regras para que a combinação fique perfeita e o homem passe uma boa imagem aos demais. Quando for vestir a camisa, o ideal é levar em consideração a cor e a modelagem da peça junto ao restante do look.

Usando camisa social floral

Por exemplo: combinar uma camisa lisa com um terno é mais fácil. Elas podem ser utilizadas com ternos lisos, xadrez, ou risca de giz. Basta apenas ficar de olho e tentar combinar cores escuras com ternos mais escuros, e camisas mais claras com ternos de cor creme ou bege. A camisa branca é um coringa e pode ser utilizada com qualquer tipo de terno ou blazer.

No caso das camisas estampadas, o caso é um pouco diferente. Como a estampa já é algo que chama bastante atenção, elas não combinam com ternos risca de giz ou xadrez, pois acabam oferecendo ao homem um visual excessivo demais. Por isso, quando for usar camisas estampadas, o ideal é utilizar um terno liso para compor o visual.

Vale destacar também que camisas lisas são ideais para se utilizar durante o ambiente formal do trabalho justamente por oferecerem maior seriedade ao visual. Já as camisas estampas podem ficar relegadas a eventos menos sérios, como um jantar com os amigos.

Usando com calça jeans

Tem sido cada vez mais comum ver homens apostando no look da camisa social junto da calça jeans. Trata-se de uma combinação muito boa, que oferece certa casualidade ao homem, sem que ele perca um pouco de seu requinte.

Quem quer apostar na dupla camisa social e calça jeans deve apenas ficar de olho e apostar em camisas de cores menos sérias, como as azuis, as rosas e as brancas. A camisa pode ser utilizada tanto dentro da calça, quanto fora dela, valendo apenas se atentar à ocasião em que ela será usada: eventos um pouco mais sofisticados exigem camisa para dentro da calça, enquanto que em outras situações, utilizar a peça fora da calça pode ser uma boa ideia.

Deve-se notar ainda que nessa composição, o cinto e os sapatos serão acessórios muito importantes. Eles oferecerão certa formalidade ao look e farão com que a camisa não fique tão desalinhada da calça jeans. Por isso, selecione com cuidado o cinto e os sapatos para ter certeza de que seu look fica bem organizado e atraente.

Camisa com bermuda

Usando camisa social com bermuda

As camisas sociais podem ser utilizadas junto de bermudas sem nenhum problema. Durante os climas mais quentes, o homem pode apostar no uso de uma bermuda de cor neutra, como caqui, branca ou preta, junto de camisas de cores leves.

O visual fica elegante e despojado e a combinação é ótima para passeios diurnos em parques ou até mesmo durante uma volta na praia.

Fechando ou não o colarinho

Na hora de usar a camisa social, uma questão que deixa alguns homens em dúvida é se eles devem ou não fechar totalmente o colarinho da peça.

O fato é que, o colarinho só deve ser completamente fechado quando o homem vestir uma gravata junto à camisa. Caso isso não aconteça, sempre se deve deixar o primeiro botão aberto, para não passar aquela sensação de que falta algo no visual.

Em situações menos formais, o homem que não usa gravata pode até mesmo abrir mais um ou dois botões, mesmo usando um paletó. Isso deixa o visual bem moderno e ousado, sem perder a elegância.

Posts relacionados

Deixe um comentário