Como usar blazer corretamente Como usar blazer corretamente

[GUIA MASCULINO] Como usar blazer corretamente

6 minutos para ler

O blazer masculino é uma peça que chama a atenção por unir, como nenhum outro item do acessório masculino, elegância, sofisticação e casualidade em uma mesma peça. Mesmo tratado por alguns como uma roupa formal, o blazer pode muito bem compor um look menos sério e despojado.

Se você é o tipo de homem que gosta muito dessa peça, mas tem certo receio de usa-la justamente por ela transitar entre o formal e o casual, não tenha medo. Fique de olho nas dicas a seguir a aprende a usar um blazer masculino em qualquer ocasião:

O que é um blazer

O que é um blazer

Um erro comum é confundir o blazer com um paletó. As duas peças, entretanto, são bem diferentes. O paletó é uma parte do terno e por isso deve sempre ser usado junto do colete e da calça social do mesmo conjunto.

O blazer é uma peça separada de qualquer outra vestimenta e feita de um material diferente daquele que usualmente é feito um paletó. Justamente por isso, existem blazers fabricados com materiais mais grossos e forros reforçados, produzidos especialmente para uso em dias frios, enquanto há outros de materiais mais finos, como os feitos em algodão e sem forro, específicos para serem usados em climas quentes.

A origem dessa peça remonta à Era Vitoriana no Reino Unido, quando o capitão de um navio encomendou jaquetas azuis para que toda a tripulação as usasse durante uma recepção à Rainha Vitória. A jaqueta foi reformulada com o tempo e se tornou o que hoje conhecemos como blazer.

Nos dias atuais, o blazer é uma peça de silhueta despojada e mais jovem, com um corte levemente mais curto e melhor ajustado que os paletós dos ternos. Além disso, uma tendência atual tem sido os blazers slim, mais justos ao corpo e ainda mais modernos.

Quando você pode usar

Há uma grande diversidade de ocasiões na qual se pode usar um blazer. Dependendo das regras de conduta no trabalho, o homem pode sem problemas vestir a peça em seu dia a dia no escritório. Nesses casos, o ideal é combinar o blazer com uma calça social de cor neutra ou uma calça de sarja para que se mantenha certa formalidade.

Entretanto, vale ressaltar que em alguns ambientes de trabalho, o uso do blazer não é bem visto, principalmente em locais como escritórios de advocacia ou bancos. Nesses lugares, o ideal é apostar sempre no indispensável terno.

O blazer também é uma opção para eventos semiformais ou informais, como um almoço de trabalho ou uma festa com amigos. No primeiro caso, as combinações mais sérias da peça são as mais indicadas, enquanto que no segundo tipo de evento o homem pode ousar um pouco mais na hora de usar o blazer.

Tipos de combinação com um blazer

Como combinar o uso do blazer

Como dito anteriormente, o blazer pode compor combinações mais sérias ou mais despojadas. Em locais mais formais, o ideal é apostar em um visual mais sóbrio. Por isso, o blazer deve ser utilizado junto de uma camisa social e uma calça de alfaiataria de cores neutras, como branco, azul ou preto. Deve-se evitar blazers de cores muito chamativas na hora de montar um conjunto mais sério, como aqueles em cores vermelha, roxa ou verde.

Para compor um look menos formal, o homem pode apostar no uso do blazer com uma camiseta estampada preta. Este tipo de combinação oferece conforto e modernidade ao visual, que fica ao mesmo tempo muito elegante e arrojado.

Formas de usar o blazer

Uma combinação que transita entre o formal e o informal é o uso do blazer com camisa polo. Isto porque a polo oferece casualidade ao homem sem que ele perca sua sofisticação. Por isso, combinar uma polo clara com um blazer de cor neutra pode ser uma ótima opção para o homem que busca se destacar e vestir um look com ares de requinte, mas sem deixar de lado seu conforto. Trata-se de um look perfeito para eventos diurnos diversos.

Vestindo blazers de diferentes padronagens

No mundo dos blazers, os modelos lisos são os mais usuais. Eles podem ser aplicados em uma grande variedade de ocasiões e períodos do dia. O blazer preto, por exemplo, é uma espécie de coringa no guarda-roupa que pode ser aplicado tanto formal, quanto informalmente, no dia ou na noite.

Entretanto, quando o assunto são blazers com outras padronagens, como os listrados ou os blazers em xadrez, a figura muda um pouco. Embora bastante modernos, eles devem ser utilizados com cuidado, sempre com camisas lisas para que o visual não fique sobrecarregado.

A calça utilizada com um blazer de diferentes padronagens também deve ser lisa, sendo possível até mesmo o uso de uma calça jeans escuras, que costuma combinar muito bem com blazers variados.

Os acessórios do blazer

Para complementar o visual, é possível aplicar diferentes acessórios ao blazer. A gravata, por exemplo, pode muito bem ser usada com essa peça, mas justamente pelo fato do blazer ter um ar mais descolado, ela não é obrigatória. Além disso, o ideal é apostar nas gravatas de lã, que são menos formais e deixam o look mais leve.

Os lenços de bolso também podem ser utilizados com um blazer. Mesmo usando camisa sem gravata, o lenço oferece sofisticação e deixa o visual moderno, atraente e muito elegante, sendo uma ótima opção para homens que não tem medo de ousar e querem se apresentar de forma bem elegante.

Os calçados

Blazers podem ser combinados com uma grande variedade de calçados. Quando se usa a peça junto de uma calça social, sempre deve-se usar um sapato social, mas em outras ocasiões, é possível ser mais ousado.

Quem utiliza a peça com calça jeans, por exemplo, pode utilizar tênis de cores neutras e de modelagem leve. Não use tênis de caminhada, pois eles ficam extravagantes demais com o blazer, mas aposte sem medo em sneakers com poucos detalhes.

Botas também são uma ótima opção para quem usa um blazer, principalmente quando combinadas com calças de sarja. Esse é um look ótimo para os dias de inverno que deixa o homem elegante e bem preparado para enfrentar o frio.

Posts relacionados

Deixe um comentário