Como se vestir no trabalho Como se vestir no trabalho

Como Se Vestir no Ambiente de Trabalho

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Passamos talvez a maior parte do nosso dia em nosso trabalho. É justamente nesse ambiente que a imagem que queremos oferecer aos demais será projetada. Por isso, vestir-se bem no local de trabalho e saber o que vestir é essencial.

Um homem bem-vestido passa uma imagem de confiança e competência para os demais, e embora o terno/costume ser associado a tais características, nem sempre ele é necessário para que o homem alcance um boa imagem profissional. Isso porque as regras relativas à roupa que se deve usar no escritório mudaram com o tempo.

Sim, ainda existem muitas profissões que exigem o terno ou costume, mas há uma grande variedade de locais de trabalho que permitem maior flexibilidade de vestimenta para o homem e mesmo sem apostar num look totalmente social, é possível se vestir bem. Basta ficar de olho nas dicas a seguir:

Conhecendo a sua empresa

Vista-se conforme a cultura da empresa

A primeira coisa que se deve ter em mente para se vestir bem no ambiente de trabalho é a cultura da empresa. Dois escritórios podem ser focados no mesmo ramo do mercado e ainda assim possuir diferentes culturas e códigos de etiqueta. Isso faz com que existam ambientes de trabalho mais formais e menos formais para profissionais da mesma área.

Conhecer a cultura da empresa é uma forma de alinhar sua vestimenta à imagem do local e evitar possíveis erros na hora de se vestir. Por exemplo: por mais que você queira usar roupas muito sofisticadas, vestir-se muito bem e acima dos seus companheiros pode fazer com que você passe uma imagem negativa junto aos demais, como o de uma pessoa presunçosa. Do mesmo modo, usar roupas que são muito piores que as usadas pelos colegas também é prejudicial para o homem no ambiente profissional.

Vestindo-se em um local formal ou semiformal

Os ambientes formais são os mais comuns quando o assunto é local de trabalho, como bancos e escritórios de advocacia. Em muitos desses lugares, o uso do terno, camisa e sapato é obrigatório e aqui a regra é simples: investir em cores neutras e escuras, que ofereceram um ar de sobriedade ao look. É o caso dos ternos de cor azul-marinho e cinza. As opções em risca de giz são ótimas para esse tipo de ambiente e deixam o visual ainda mais sofisticado.

Em relação às camisas, aposte nas brancas e azuis. Elas combinam com todos os ternos escuros e com uma grande variedade de gravatas. Por falar em gravatas, os modelos lisos são os mais comuns a serem usados em ambientes formais, mas também é possível apostar naquelas com listras. Outras estampas devem ser evitadas em locais muito formais, pois elas costumam diminuir a seriedade do look e isso pode prejudicar a imagem do homem.

Entretanto, é bom prestar atenção: nem todo ambiente formal exige gravata. É o caso de locais de dress code semiformal. Nesses ambientes, o homem pode apostar no visual sem gravata e algumas vezes até mesmo sem paletó.

Uma dica para ambientes semiformais: não use camisas sociais de manga curta. Elas não costumam ser bem vistas no mundo profissional. Por isso, aposte sempre em camisas de manga comprida e, se precisar, dobre a manga da camisa. Isso oferecer um estilo único e um charme especial ao visual.

Os ambientes informais

Locais de trabalho com ambiente mais informal permitem que o homem seja um pouco mais ousado no visual e justamente por isso eles são mais perigosos. Ser ousado demais pode ser prejudicial para a imagem profissional e deixa-lo mal visto na empresa. Evite cores chamativas e não seja relaxado na hora de vestir-se.

Nesses locais, o homem pode usar camisas sociais com estampas para dar mais leveza ao look. Com uma calça de sarja e um tênis (geralmente branco) o visual fica impecável e bastante elegante. Caso queira apostar em camisetas, uma boa opção é apostar nas de cores escuras e lisas, combinadas com jeans azul ou preto. Botas completam este visual que é ao mesmo tempo causal e sofisticado.

Vale ressaltar que sempre é possível vestir um blazer, camisa e calça jeans. O look fica elegante, mas não tão exagerado a ponto de prejudicar a imagem do homem na empresa. Muito pelo contrário: ele muito provavelmente será muito elogiado pelos seus colegas por sua elegância.

Destaque-se em meio à multidão

Há quem diga que no ambiente de trabalho, devemos no vestir uma posição acima do nosso cargo. Isso está mais do que correto, pois se vestir um pouco além do exigido pelo seu cargo permite que o homem se destaque e melhore sua imagem profissional.

Entretanto, como dito anteriormente, deve-se ficar de olho e tomar cuidado para não que seu visual não fica muito acima dos seus demais colegas de trabalho. Lembre-se: você quer se destacar, mas não quer parecer alguém convencido que se veste melhor que os outros apenas para chamar a atenção. Por isso, aposte em um visual um pouco além do comum, mas nunca demais.

O que não vestir no trabalho

Independente de se estar inserido em um ambiente formal, semiformal ou informal, existe peças do guarda-roupa masculino que devem sempre ser evitadas no local de trabalho.

Uma das principais são as camisetas regatas. Enquanto camisetas comuns podem ser usadas com regularidade em ambientes informais, as regatas tornam o visual despojado demais, pois deixam o corpo do homem muito à mostra. Por isso, guarde as regatas para quando for para a academia ou para a praia.

Durante o frio, evite usar blusas de moletom no trabalho, exceto empresas no dress code. Elas são casuais demais e prejudicam a imagem de profissionalismo do homem. Aposte em cardigãs, suéteres e jaquetas para se proteger nas estações mais geladas do ano.

Caso use uma camisa social, jamais vista uma de tecido brilhante. Isso prejudica a sobriedade do profissional e não combina nem com um ambiente formal, nem com um informal.

Entre os calçados, jamais use tênis de caminhada no trabalho, mas como o moleton, exceto em empresas no dress code. Eles podem ser ótimos para andar no parque ou ir para a academia, mas com certeza não são a peça ideal para compor o look do homem em qualquer ambiente de trabalho.

Evitando essas peças fica mais fácil compor um look elegante e estiloso em qualquer ambiente profissional.

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